Desde que a gente descobre que tem um novo ser se formando dentro da gente já começa a bater a ansiedade para ver e ouvir o seu bebê não é mesmo? E para quem é mãe de primeira viagem, sempre bate aquela dúvida: quando devo fazer o meu primeiro ultrassom?
O primeiro ultrassom deve ser realizado logo no 1º trimestre de gestação, por via endovaginal, em torno de 7 semanas de gestação. Com esse ultrassom é possível saber como está se desenvolvendo o embrião e principalmente se ele está implantado no local correto.
Este tipo de exame não causa dor e é bastante seguro tanto para a grávida como para o bebê, pois não utiliza qualquer tipo de radiação e a sua realização não tem efeitos colaterais, sendo por isso considerado um exame não invasivo.
No primeiro trimestre de gravidez, o ultrassom serve para:
- Identificar ou confirmar a idade gestacional do bebê;
- Determinar quantos bebês há na barriga, sendo isto especialmente importante para mulheres que tenham realizado tratamentos de fertilidade;
- Determinar onde ocorreu a implantação do embrião no útero.
- Ouvir os batimentos cardíacos do bebê.
No caso de ter ocorrido sangramento vaginal, a realização desse exame é essencial para descartar a possibilidade de aborto espontâneo e de gravidez fora do útero. O importante é procurar sempre um especialista assim que descobrir a gravidez.